24 de março de 2011

Alegoria, arte, educação e política do Carnaval é tema de seminário na Capital

Foto: Ceci Alvares (Copa Lord - Carnaval 2011)
 Ocorre nesta quinta e sexta-feira o Seminário ALEGORIA, ARTE, EDUCAÇÃO E POLÍTICA DO CARNAVAL no Departamento de Extensão do CEART e Grupo de Pesquisa Inter-textos/PPG de Teatro. O evento tem apoio da Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes. Confira a programação logo abaixo.

Local: Auditório do Bloco Amarelo de CEART-UDESC

Programação

24 de março, quinta-feira
9h às 12h - Apresentação da Tese de Doutorado Alegoria benjaminiana e alegorias proibidas do sambódromo carioca - O Cristo Mendigo e a carnavalíssima trindade de autoria da Professora Fátima Costa de Lima, com orientação da Professora Doutora Maria Bernardete Ramos Flores, do PPG de História-CFH-UFSC;

13h45 - Apresentação de sambas-enredo de 1989 pela Bateria-Show do Projeto Africatarina de Percussão, comandada pelo Mestre Edinho Roldan.

14h às 17 horas – Apresentação do projeto da Escola Livre de Carnaval pelo Professor Bruno Filippo (Instituto do Carnaval/RJ) e pela Professora Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC).

25 de março, sexta-feira
9h às 12h - Exposição sobre metodologia e bibliografia da tese;
14h às 17h - Mesa redonda sobre Políticas de Carnaval. Participantes: Secretario Municipal de Turismo, Esporte e Cultura Márcio José Pereira de Souza; Professora Cristiana Tramonte, pesquisadora de escolas de samba (CED/UFSC); Professor Bruno Filippo, coordenador do Instituto do Carnaval do Centro de Memória da LIESA/RJ; e Professor Paulino de Jesus Cardoso, pró-reitor de Extensão da UDESC. Coordenação da mesa: Professor Lucas da Rosa, Diretor de Extensão do CEART/UDESC.