A LIESF, os representantes das cinco escolas e a Liga de Blocos Carnavalescos de Florianópolis se reuniram ontem, dia 23, com o prefeito em exercício, vereador Márcio de Souza e o secretário executivo de Turismo, Homero Gomes, para cobrar agilidade na assinatura do convênio e o repasse das verbas, para que o Carnaval de 2011 não fique comprometido.
A audiência surgiu da necessidade que os envolvidos diretamente na organização dos desfiles das escolas tinham em garantir os repasses das verbas municipais para a realização do carnaval. Já que o convênio com a prefeitura, assinado anualmente no mês de maio, foi aprovado, mas até o momento não foi formalizado.
O secretário executivo de Turismo, Homero Gomes, garantiu que a prefeitura irá repassar a primeira parcela do convênio com as escolas na primeira semana de agosto. Homero afirmou que o contrato já está pronto só aguardando o retorno do prefeito, Dário Berger para assinar. “Será organizada uma solenidade para registrar a assinatura do convênio”, informou.
Outro questionamento das escolas é referente que ao valor solicitado ao prefeito que foi de R$ 600.000,00, mas somente R$ 420.000,00 foram aprovados. “Valor bem aquém do que as escolas necessitam para a realização do espetáculo. O que poderia ser compensado pela agilidade na assinatura do convênio, bem como nos repasses das parcelas, mas infelizmente não está ocorrendo. Mais uma vez, clamamos que o carnaval não fique refém da burocracia. O planejamento desta grande festa, já deveria estar concluído com patrocínios, parcerias e tudo mais. Essa é e será a nossa grande luta, para que o próprio evento, a maior manifestação popular do nosso país, não seja comprometido, perdendo a sua criatividade e beleza”, ressaltou o presidente da LIESF, Zeca Machado.
Márcio de Souza também foi questionado sobre o envolvimento da prefeitura com a escola de samba do Rio de Janeiro, Grande Rio. Já que nem as escolas de samba, tão pouco a LIESF participou da reunião que concretizou a parceria do município com a Grande Rio, que homenageará Florianópolis no samba-enredo.
A LIESF solicitou ao prefeito em exercício a mesma atenção destinada a escola carioca. “Nós queremos deixar bem claro que apoiamos e parabenizamos a iniciativa, mas esperamos que este mesmo entusiasmo e comprometimento sejam depositados também para o carnaval de Florianópolis”, aclamou o presidente da LIESF. “Precisamos do apoio da prefeitura para viabilizar e captar recursos junto a iniciativa privada e pública, por meio de leis de incentivos fiscais como a Lei Rouanet”, enfatizou.
O prefeito garantiu que a Grande Rio não irá receber nenhuma verba municipal. “Florianópolis será homenageada com o samba enredo, mas não vai participar financeiramente. A Grande Rio assumiu o compromisso de correr atrás dos patrocínios”, esclareceu.
A audiência, em caráter de urgência, foi solicitada pelo vereador Badeko, que também participou da reunião.
O presidente da LIESF disse que vai continuar cobrando da prefeitura a atenção necessária para a concretização do Carnaval de 2011.
As fotos deste evento podem ser baixadas aqui.
Marinês BarbozaAssessora de Imprensa LIESF