29 de julho de 2007

Palavra do Presidente - Relançamento Site LIESF

Primeiramente nossas saudações a toda a comunidade do samba, as Velhas Guardas, nossas fiéis escuderias do carnaval e, em especial aos nossos cinco heróis presidentes das Escolas de Samba de Floripa que, com muita garra, dedicação e, acima de tudo, muita coragem, realizam o maior espetáculo de Santa Catarina: o Carnaval. Considerado hoje, pela magnitude do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, o maior teatro vivo da terra!

Não poderia deixar de abraçar meus companheiros de diretoria, meu vice-presidente, Dr. Bispo, nosso diretor administrativo o advogado Dr. Giovani, que também é o presidente da OAB de São José, e o nosso diretor jurídico, também advogado Dr. Luciano Barachuy. Sem eles o trabalho a frente da LIESF não seria o mesmo. Quero estender esse abraço fraterno aos presidentes, do Conselho Deliberativo, o Carlão e do Conselho Fiscal, o Nestor Aranha, que muito nos ajudam e também aos demais membros de suas equipes.

Quero fazer aqui um registro especial a nossa colaboradora e parceira, responsável por todo o novo projeto do nosso site, a jovem Srª Bárbara Balbis. Pois graças à parceria com a União da Ilha da Magia, que através de um acordo operacional, nos cedeu a diretora comercial e de marketing, para a elaboração deste lindo trabalho. Valeu Bárbara! Você foi incansável, muitíssimo obrigado! Obrigado UIM por essa parceria. É assim, com essa união que o carnaval de Floripa caminha!

Sem mais delongas, não podemos esquecer de nossos parceiros e colaboradores, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Governo do Estado, na pessoa do prefeito, Dário Berger e do Exmo.sr. Governador Leonel Arcanjo Pavan, respectivamente. Sem essa parceria nosso carnaval estaria comprometido. Muito obrigado.

Mais não poderíamos deixar de comentar que as verbas públicas seguem, dentro da legalidade, um ritual, muitas vezes terrivelmente moroso, cujas datas precisam estar ajustadas com os cronogramas orçamentários e financeiros das instituições por onde são pagas. Dessa forma, esse ritual burocrático prejudica sobremaneira os repasses, que muitas vezes atrasam, acontecendo sempre na hora em que as Escolas mais precisam! É nessa hora crucial, que contamos sempre com a compreensão das autoridades, para podermos bater em suas portas e pedir socorro. Exatamente isso que estamos fazendo atualmente com o governador do Estado, pedindo para que ele nos passe todos os recursos aprovados para as cinco Escolas, durante o período de seu mandato. E é nesse momento que o carnaval não pode mais ficar refém da burocracia.

Esse grito de liberdade está preso em nossas gargantas e há de se concretizar, desonerando assim, o Poder Público de sua obrigação pelo repasse da verba, deixando-os com a responsabilidade da institucionalização do evento e cabendo a LIESF e as Escolas, administrarem o seu próprio carnaval, com liberdade e agilidade que requer essa grande festa popular! Temos plena certeza que de vamos chegar lá!

E o nosso sonho! Ah, o sonho de todas as Escolas de Samba de Floripa, do Moacyr da Protegidos, do Leleco da Coloninha, do Jaico da Copa Lord, do Salomão da Consulado e do Nena da União da Ilha da Magia, a nossa caçula, e o sonho do Zeca Machado, do Bispo, do Giovani, do Barachuy, querem saber qual é? Ai está: é a realização do COMPLEXO TURISTICO CIDADE DO SAMBA, a fábrica do Carnaval. Com ele tudo será diferente, será autossustentável, com uma vila gastronômica voltada para o samba, dando oportunidade a todos das comunidades do samba como garçons, garçonetes, cozinheiros e cozinheiras, caixas, gerentes, supervisores e também aos artistas locais. Além das bandas, cantores, dançarinos e dançarinas, com apresentação de shows, nas shoperias, botecos e restaurantes.

A Cidade do Samba terá arrecadação o ano todo e trabalho para muita gente. Além do museu do carnaval, para preservar a história da nossa cultura, e claro, a nossa fábrica do carnaval, dos carros, das fantasias, da magia e das histórias, transformadas em enredos, acabando de vez por todos os sacrifícios das Escolas, que têm que rebocarem seus carros, feitos artesanalmente, para Palhoça e Biguaçu. Prática que já não podemos mais permitir!

Sem esse sonho, tudo fica mais difícil, mais oneroso. Parece ficar impossível de se realizar uma festa tão grande e tão bonita. Mas temos certeza que os três Poderes, Federal, Estadual e Municipal saberão na hora certa dar o sinal verde para que Florianópolis, assim como os grandes centros turísticos e carnavalescos, construa a Cidade do Samba, e todos nós veremos o nosso sonho realizado! Afinal de contas, Floripa merece! A comunidade do samba, que não é pequena, igualmente merece!

Reforço aqui nosso propósito de trabalharmos cada vez mais. Acreditarmos em nossos objetivos, para que em 2011, nosso carnaval repita o belíssimo espetáculo, que foi este ano, com certeza o será!

Aproveitem o nosso site. Ele foi feito especialmente para vocês!
A todos, em nome da LIESF, nossas saudações carnavalescas.

Zeca Machado