28 de outubro de 2014

Liesf assume a passarela por 90 dias

Um passo histórico para o carnaval de Florianópolis. O prefeito Cesar Souza Junior assinou na manhã desta terça-feira (28) o termo de cessão de uso da passarela Nego Quirido para a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) nos meses que antecedem o carnaval.

O ato oficializa a Liesf como organizadora do desfile e vai permitir a realização de eventos, ações de marketing e promoção do carnaval viabilizando a captação de recursos para as escolas e blocos durante três meses, a partir do dia 1º de dezembro.

A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, lembra que a iniciativa parte de um processo que começou há mais de um ano já na Comissão Permanente do Carnaval (Coperca) com o objetivo de construir um novo modelo de carnaval e gradativamente garantir a independência escolas de samba.

“Com esta ação o município terá uma redução de custos de quase R$ 2 milhões. A medida instiga a profissionalização e torna cada vez mais o carnaval um importante produto turístico para cidade. Podemos comemorar essa conquista e por ter sido bem planejada e realizada com antecedência”, disse a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

As mudanças no carnaval iniciaram já em 2013 com o regramento do grupo de acesso que possibilitou a formatação de seis escolas do grupo especial e o sistema de acesso e descenso, trazendo maior competitividade e um novo resultado na avenida para os espectadores. No ano anterior também houve a diminuição da dependência de recursos públicos e parcerias com a iniciativa privada.

Para o prefeito, Cesar Souza Junior, este é o passo inicial da independência do carnaval, com o novo modelo de gestão e com a criação de alternativas econômicas, sem usar apenas os recursos públicos.

“Este é um momento de amadurecimento do Carnaval, oferecendo alternativas de geração de renda para o financiamento da festa, que não pode mais ser bancado exclusivamente pela Prefeitura. Ano passado tivemos uma diminuição nos valores investidos pelo município e teremos uma nova redução este ano, mas estamos oferecendo alternativas de patrocínios privados e uso de espaços ociosos como a passarela para a arrecadação de renda, dando assim às escolas mais autonomia e aliviando os cofres públicos”, enfatizou o prefeito.

“Este é um marco para o carnaval, assim como acontece nas grandes cidades que tem o mesmo modelo, Rio de Janeiro e São Paulo. É uma reivindicação antiga e que agora com a independência da Liga, com o apoio e a parceria do poder público, queremos equilibrar as contas e trazer a iniciativa privada. Tenho certeza de que a nossa contrapartida será no dia do desfile, com o maior carnaval que Florianópolis já viu”, disse o presidente da Liesf, Joel Costa Júnior.

A Liesf prevê o início da programação na passarela para o dia 13 de dezembro com os ensaios técnicos das escolas, além do lançamento do Carnaval 2015 previsto para o mesmo mês. A programação de carnaval na cidade inicia em janeiro com a escolha da Rainha e Princesas e o tradicional Concurso de Marchinhas. As Escolas de Samba de Florianópolis resgatam em 2015 o desfile em torno da Praça XV de Novembro. O primeiro deles está previsto para o dia 13 de janeiro.

Fotos: Petra Mafalda/PMF